Materiais artísticos,Tutoriais, por Alice

Tintas e corantes: faça as suas próprias cores!

DSC_0724

Um dos trabalhos que mais gostei de fazer quando estava na faculdade foi o de criar diversas tonalidades de tinta usando corantes. Usei apenas as cores primárias como base e fiz cerca de vinte tonalidades diferentes, o que me rendeu um 10 na atividade!

Mas no post de hoje vou ensinar a fazer as cores secundárias, ou seja, tons resultantes de uma combinação entre as cores primárias. Vamos relembrar as aulas de Artes: cores primárias são VERMELHO, AMARELO e AZUL. As secundárias são LARANJA, VIOLETA e VERDE. 

AZUL + VERMELHO = VIOLETA (dependendo da quantidade de vermelho e de azul, pode conseguir a cor roxa)

VERMELHO + AMARELO = LARANJA

AZUL + AMARELO = VERDE

Essa é uma relação simplificada, uma vez que existem muitas tonalidades de uma mesma cor e elas acontecem graças à quantidade de pigmento que é colocada na hora da mistura. No caso da mistura que fiz, usei tinta acrílica fosca à base de água junto com os corantes, por isso ficaram com um aspecto mais claro. Se você quiser uma cor mais intensa, diminua a quantidade de tinta branca e aumente a de corante. Se quiser tons mais claros, pastéis, faça o oposto.

DSC_0698a

Primeiro misturei um pouco de água com a tinta branca, pois a que eu comprei é bastante concentrada e espessa. Para ficar num ponto ideal, vai depender da tinta que você estiver usando. Pode ser tinta guache, tinta PVA pra artesanato ou tinta de parede mesmo, como a que usei aqui. No último caso é melhor, pois rende mais e fica mais barato. Atenção: se a sua tinta já tiver uma textura ideal, não precisa diluir em água.

DSC_0699

Comprei vários potinhos de plástico para armazenar de forma adequada as tintas. Apesar de eu ter feito apenas três misturas, vale fazer quantas você quiser! É uma delícia brincar com tinta e ainda você ficará com um estoque grande de cores. Pode usar também aqueles potinhos que vendem em farmácias, próprios para coletas de exames laboratoriais.

AZUL + VERMELHO = VIOLETA

DSC_0706

DSC_0710

Chegue na tonalidade desejada diminuindo ou aumentando a quantidade de branco e dos outros corantes

AZUL + AMARELO = VERDE

DSC_0711

DSC_0712

DSC_0714

O verde ficou bem clarinho, mas o mesmo vale para o que comentei sobre o violeta: adquira a tonalidade desejada dosando o branco e os outros dois corantes

VERMELHO + AMARELO = LARANJA

DSC_0715

DSC_0716

DSC_0717

Laranja clarinho, quase um coral

DSC_0727

Essas tintas são ideais para fazer pinturas em papéis mais grossos, como cartolina e craft, madeira e inclusive o papel machê.

DSC_0730

*

A regra é: soltar a imaginação, se divertir e montar seu ateliê com as tonalidades de tintas criadas por você!

<3

41 comentários Comentar

  1. Também achava uma delícia misturar tintas na escola… E essas cores que você fez formaram uma composição linda! Beijo :)

    Responder
    1. É muito divertido mesmo, porque nunca sabemos qual é o resultado que vai dar!
      Obrigada Nathalia, as cores ficaram bem suaves, também gostei do resultado :)
      Beijos <3

      Responder
  2. Makson do Prado

    Oi Alice!!!! Eu estava meio sumido do blog……explico: Se eu fico olhando….eu viajo e não faço outra coisa… (traduz-se outra coisa: meu artigo da pós)…mas terminei hoje…e voltei ansioso para o blog :) :) e vou começar logo logo outro projeto de papel machê.

    Essa publicação sobre tintas é algo realmente interessante pra mim….eu tenho dificuldade em identificar as cores…não sei se é Daltonismo..nunca fui atrás pra ver… :( Quando pequeno na aula de Geografia minha professora nos pediu pra desenhar o globo terrestre… eu adorava desenhar…mas o pintar era difícil…rrsrsrs….. conclusão desenhei, pintei e mostrei pra minha mãe e ela me perguntou: Mas por quê o oceano está roxo???Então a partir desse momento sempre que tinha que desenhar algo…minha irmã mais nova ficava sentadinha do meu lado me dando as cores que eu solicitava e até hoje pra pintar ou até na escolha de roupas pra comprar necessito de uma ajudinha rsrsrsrs….Enfim!!! Não me dou muito bem com o mundo das cores..confundo laranja com amarelo, verde com marrom e vermelho, azul com roxo e por aí vai…. sempre procuro deixar as minhas cores com a identificação…vou tentar brincar com essas cores da publicação espero que a gente não brigue!!!! kkkkk

    Beijos

    Makson do Prado

    Responder
    1. Nossa que coisa Makson! Seria bom você ver se é daltonismo ou não, pelo menos pra tirar essa dúvida. Não existe problema em trocar as cores, como pintar o oceano de roxo, ou uma árvore de vermelho, por exemplo. É legal brincar com as cores e padrões. Mas se isso te atrapalha de alguma forma é bom averiguar.
      Espero que dê certo e se precisar de ajuda pode gritar! hahhahaa
      E parabéns por ter concluído sua pós e estar animado pra fazer mais peças de papel machê :)
      Beijos <3

      Responder
  3. Carolita

    Olá, Alice. Tudo bem?

    Essas misturas podem ser feitas com corantes em pó, tipo xadrez? Outra coisa, por quanto tempo é possível conservar as misturas e como (além dos potinhos vedados)? Beijos e obrigada.

    Responder
    1. Oi Carolita!
      Não sei te responder, mas acredito que sim, afinal são pigmentos também, só muda a textura.
      A tinta dura bastante, mas sempre que for usar é preciso misturar com um palito, pois o pigmento acaba decantando.
      Só guardo nos potinhos vedados mesmo…
      Beijos!

      Responder
  4. joana darc da silva

    gostei muito das suas dicas e das cores obrigado, so precisa indicar a quantidades para colorir cada uma g abraço

    Responder
    1. Que bom que gostou, Joana :)
      Então, vai depender muito da tonalidade que você quer. Vá acrescentando o corante e mexendo. Se quiser mais escuro, coloque mais corante. É o tipo de trabalho que se faz “a olho” e depende muito do gosto pessoal.
      Um beijo <3

      Responder
  5. Viviane

    Ola gostaria de saber o nome do corante q vc usa com tinta pva.obrigada.

    Responder
    1. Oi Viviane! Eu usei o da Coral, à base de água. É um potinho com 50ml de corante :)

      Responder
  6. Luana

    Olá Alice! Achei seu blog enquanto procurava algumas dicas sobre tinta e estou adorando!!! Mas ainda tenho uma dúvida: comprei uma lata de tinta esmalte branca (base água) da suvinil e um potinho de corante de 50ml vermelho, também da suvinil. Usei uma parte da tinta branca pra fazer o fundo do móvel e separei 250ml pra tingir de vermelho. O problema é que fui colocando o corante aos poucos mas não atingi nada além de um rosa claro. Acabei colocando o potinho todinho e continuei no rosa. Você sabe o que pode ter acontecido? Minha tinta também vem com a indicação para que eu dilua ela em água e eu fiz isso mesmo com a parte em que misturei o corante mas não sei se isso fez tudo desandar ou se para 250ml de tinta branca eu realmente preciso de muuuuito corante e um pote só não daria.
    Se puder me ajudar, agradeço mega!
    beijos

    Responder
    1. Alice

      Oi Luana! A tinta vai ficar rosa porque a proporção de vermelho é muito pequena em relação ao branco. Aconselho comprar uma latinha menor na cor vermelha que deseja, pois chegar nesse tom por meio de corantes é muito difícil e vai gastar muitos tubinhos.
      Espero ter ajudado :)
      Beijos!

      Responder
  7. Helimar Silveira

    Adorei as dicas e gostaria de saber se posso aplicar essa tinta preparada sobre peças se gesso.

    OBRIGADO

    Responder
    1. Alice

      Obrigada Helimar! Pode sim, sem problemas :) Beijos

      Responder
  8. MARCOS ROBERTO SANTOS

    PRECISO SABER COMO FAÇO A COR OCRE

    Responder
    1. Alice

      Marcos, você pode usar amarelo com um pouco de marrom. Existem diversas tonalidades, tudo vai depender da quantidade de tinta que você colocar. Boa sorte!

      Responder
  9. fatima

    obrigada amiga pois foi muito útil essa dica para mim , agora posso ter a cor que eu quiser graças a vc beijos ,,

    Responder
  10. Denis

    Bom dia parabens pelo site otimo adoreii ..
    Me esclarece uma duvida amarelo com azul da para fazer um verde limão?
    Muito obrigado e tenha um bom diia.

    Responder
    1. Alice

      Obrigada, Denis! Depende das tonalidades do amarelo e do azul que vc usar. Tente usar azul claro com um amarelo mais forte, pode ser que dê certo ;)

      Responder
  11. nick santos

    Parabéns, muito útil suas informações.
    Eu queria fazer uma cor roxa,para um pote de 16 litro da tinta acrílico fosca,saberia me informar quantos xadrez vermelho e azul devo usar?
    E a MSM quantidade de cada potinho de corante?
    Estou a horas colocando xadrez roxo e não chega no tom roxo.

    Responder
    1. Alice

      Obrigada Nick,
      Infelizmente não sei te dizer informações precisas. Uma coisa é fato: se vc está com a tinta branca e acrescenta corante de qualquer cor, ela ficará em tom pastel, já que a quantidade de branco é infinitamente maior que a do outro pigmento. Nesses caso, é melhor já comprar a cor desejada pronta. Eu indico fazer misturas quando a quantidade desejada é pequena, para fazer pinturas em superfícies menores. Espero ter ajudado ;)

      Responder
  12. Raquel Freitas

    Oi. Estou querendo pintar uma parede de lilas e para isso comprei tinta branca e xadrex violeta. Mas já fiz isso antes e a cor ficou muito clara. Queria um pouco mais fechado. Você acha que devo colocar mais vermelho ou mais azul?

    Responder
    1. Alice

      Oi Raquel! Continue colocando mais violeta, até atingir a cor desejada :)

      Responder
      1. Raquel Freitas

        ok Obrigada.

        Responder
  13. Inalva Cardoso

    Olá Alice, Parabéns Pelo Site .
    Sera que vôos poderia me ajudar. Eh q eu vou compra tinta acrilica branca gelo de 18 litros para pintar um quarto , e queria com essa mesma tinta pintar outra parede , mas na cor Rosa Choque , vc poderia me informa que cor de bisnaga eu devo usar , e a quantidade . No caso , o Rosa Choque eh para uma parede apenas ….
    Desde Ja te Agradeço e Fico Aguardando Retorno … Bjoos

    Responder
    1. Alice

      Oi Inalva!
      Eu não entendo muito de misturas em grandes quantidades, só faço para potinhos pequenos. Você pode tentar acrescentar vermelho à tinta branca, mas vai ser bem difícil chegar na cor rosa choque, devido ao branco em excesso. Seriam necessários muitas bisnagas do vermelho. De verdade, aconselho comprar a cor já pronta. Você vai ter menos trabalho e gastar menos :)
      Beijos!

      Responder
      1. Inalva Cardoso

        Obrigada, Alice .

        Responder
  14. Oie Alice

    adorei seu blog! e já a sigo no instagran, adoro seu trabalho… Parabéns!

    mas em especial, gostaria de uma ajudinha sua… quero fazer o ton lançado pela pantone esse ano, o rose quartz….
    você acha que somente com vermelho e branco consigo chegar nessa cor??

    obrigada
    Angela

    Responder
    1. Alice

      Oi Angela, obrigada pelo carinho <3
      Eu não posso afirmar que com essas cores você conseguirá esse tom, porque é bem difícil chegar num tom exato. Mas, as cores bases para esse tom de rosa são branco e vermelho, sim!
      Beijos :)

      Responder
  15. Jac Santos

    http://www.fazfacil.com.br/images/tabelacores1.gif

    Essa é uma ótima tabela de cores primárias e secundárias, espero ter ajudado!

    :)

    Responder
  16. Oi , Alice eu comprei uma tinta vermelho rubi , pórem quero decorar meu quarto com tom de rosa chichete ou goiaba, como faço ?

    Responder
    1. Alice

      Oi Ester! Tente acrescentar branco para chegar no tom rosa e no goiaba, também. Tem que ir dosando o branco.
      ;)

      Responder
  17. Camila

    Adorei as dicas!!!
    Estou procurando uma cor para parede e apesar de já ter pronta, quero economizar e tentar chegar nela sem ter que comprar ( Quero economizar!)…
    São três cores: Adorável Dama , porção de amoras e vinho suave. Mas não consigo colocar uma foto pra mostrar como são as cores, encontrei elas no site da CORAL TINTAS!
    São tintas de cor claras e calmas, então acho que não seria difícil para misturar com a base branca, mas não faço ideia de como chegar nelas :/

    Responder
  18. Tamires T.

    Olá, boa tarde!
    Eu fiz uma pequena estante de caixotes, ficou bem legal :) e comprei o corante da marca Xadrez (líquido).
    Você saberia me dizer se eu consigo mistura-lo na tinta para Madeira, ou o corante vale somente para tinta Látex??
    Obrigada e aguardo.

    Responder
    1. Alice

      Oi Tamires! Nunca fiz essa mistura, mas acho que dá certo sim!
      Se der certo, conta pra gente!
      Beijos!

      Responder
  19. alessandra ocampos

    oie comprei um galao 18 litros tinta reenner mandei fazer uma cor clarinha de azul acinzentado,simplesmente a cor ficou azul claro,horrivel…..ja botei varias bisnagas de verde,marrom,enfim muitas mesmo o tom escureceu um pouco mas quase nada….voce tem alguma ideia de mudar esse tom de azul….me falaram no corante preto….eu nao queria perder a tinta….obrigado fico aguardando,

    Responder
    1. Alice

      O preto vai deixar o azul um pouco acinzentado. Vale a tentativa!

      Responder
  20. ntonio carlos

    Mmuito ultio sua ajuda parabéns

    Responder
  21. evanide franco

    legal cada tinta estava fazendo assim agora me deu mais coragem o bom seria guardar a guantidade de tinta pra fazer a mesma cor e tonalidade se faltar gostei muito beijos

    Responder
  22. evanide franco

    muito legal maravilhoso uma terapia

    Responder
  23. oi pessoal estou fazendo um trabalho de artes e testei essas tecnicas e adoreiii

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *