Laboratório de desenho, por Alice

Ararajuba

DSC_0863

Dando continuidade aos exercícios do livro Laboratório de desenho da autora Carla Sonheim fiz uma Ararajuba em grafite e lápis de cor. Eu deveria ter voltado ao zoológico, desenhado novos animais experimentando diferentes tipos de lápis e depois colorido alguns, mas infelizmente não pude. Portanto, escolhi uma das aves que consegui desenhar no último exercício e aprimorei os traços, sombras e luz.

DSC_0865

Pesquisei imagens da Ararajuba no Google e fiz o desenho de observação. Comecei traçando com o lápis 2B e marquei as sombras com o 4B. Para reforçar as partes escuras usei o bom e velho 6B. Os lápis têm “pesos” e são definidos por de hardde black. O H tem a mina mais dura e clara e o B mais escura e macia, o que provoca mais manchas também. Os lápis macios duram menos que os “duros”. Eu particularmente quase nunca uso os lápis com a marcação H.

DSC_0868

DSC_0870

Prefiro usar a borracha limpa tipos porque não deixa marcas no papel e nem espalha o grafite. Por ser maleável, é possível moldá-la e afiná-la um pouco para que alcance pequenos detalhes do desenho e apague só o necessário.

DSC_0874

DSC_0876

Depois refiz o desenho e colori com lápis de cor. Claro que um ficou bem diferente do outro, afinal é praticamente impossível fazer um desenho perfeitamente igual, uma cópia. Usei lápis de cor aquarelável e passei um pouco de água no fundo azul.

DSC_0872

DSC_0877

DSC_0878

*

Sei que fugi um pouco da proposta do exercício, que pedia outro desenho de observação em zoológico, mas isso não exclui a experiência e o aprendizado que tive durante o processo. Gostei mais do desenho feito com grafite do que o colorido. Acho que não consegui ser tão detalhista com o lápis de cor e algumas sombras não ficaram tão realistas quanto as do primeiro desenho.

Espero que tenham gostado!

<3

8 comentários Comentar

  1. vou dar uma vasculhada no teu blog pra descobrir que livro é esse. quando comecei a te seguir, tu já estava falando dele. pois to achando muito legal esses exercícios. e os teus resultados também! <3

    Responder
    1. Bia, é o Laboratório de desenho da autora norte americana Carla Sonheim.
      Super recomendo, estou adorando!
      Beijos <3

      Responder
  2. Alice, quanta lindeza! Que traços delicados e, ao mesmo tempo, tão reais! Eu amei tudo, tanto a versão preto e branco quanto a colorida… E fiquei aqui sonhando com o dia que vou conseguir desenhar um passarinho minimamente reconhecível como ave, hahahahaha
    Beijo!

    Responder
    1. Muito obrigada, Nathalia! Fico feliz que tenha gostado das duas versões do desenho!
      Ah, não pense assim, todos são capazes de conseguir fazer algo, basta querer!
      Por exemplo, eu fico pensando quando conseguirei costurar e fazer peças lindas como você. Ainda tenho esperanças, hahahaha!
      Beijos <3

      Responder
  3. Nossa Alice, são perfeitos!!! Adorei, adoro os seus trabalhos, sempre demonstra dedicação em tudo que faz. Parabéns! Abraço, Andrea – Caçapava /SP.

    Responder
    1. Muito obrigada, Andréa!!!
      Abraços <3

      Responder
  4. Desenhar pássaros é uma delícia, né?

    Responder
    1. Sim, adoro Thiciana! :D
      Eles são tão belos e delicados…

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *