Tutoriais, por Alice

Como fazer uma fonte de água para gatos

DSC_0215

Quem tem gato sabe o quanto eles gostam de beber água corrente. Sobem no tanque ou na pia atrás de uma gotinha ou fio de água. A preferência é unânime e às vezes passam direto pela vasilha e acabam bebendo pouca água, o que não é bom principalmente para gatos machos, que tem predisposição a desenvolverem problemas renais.

Já faz um tempo que queria fazer uma “fontezinha” para a Amélie e o Diego e finalmente eles ganharam esse presente especial! Quer fazer uma também? É super fácil!

Você vai precisar de:

DSC_0177

Um bebedouro de barro (esse tem 14 cm de diâmetro)

DSC_0176

Um comedouro de plástico. Observação: tivemos que cortar a base dele para que pudesse encaixar perfeitamente no bebedouro de barro. Ao cortar ele quebrou um pouco, mas até foi bom pois serviu de encaixe para o fio.

DSC_0180

Uma bombinha de água submersa (aquelas de aquário). Pagamos R$53,00 mas dá para encontrar mais barato se pesquisar

DSC_0185

Aqueça uma “chave philips” e faça alguns furos em volta do comedouro (olha o quebradinho que falei)

DSC_0187

Em seguida repita o procedimento, fazendo um furo um pouco maior no centro

DSC_0189

Vai ficar assim

DSC_0197

Coloque a bombinha no pote e depois encaixe a mangueirinha

DSC_0190

Passe a mangueirinha pelo furo do meio do comedouro

DSC_0193

Encaixe o comedouro no bebedouro e corte o excesso da mangueirinha

DSC_0195

Vai ficar assim :D

DSC_0201

Encha o bebedouro com água até cobrir a bombinha. Importante: ela deve ficar totalmente submersa, não pode entrar em contato com o ar e NUNCA manipule a bombinha com ela ligada à energia elétrica!

*Programamos o nível de vazão para o mínimo, para que o jato de água não fosse tão forte

DSC_0205

Bombinha submersa

DSC_0212

Depois é só tampar com o comedouro e deixar os gatos descobrirem a novidade!

DSC_0219

DSC_0221

DSC_0227

DSC_0229

E não se esqueça de trocar a água todos os dias. Ah, no começo, como é novidade, acho importante não deixar a fonte ligada caso você esteja ausente.

*

Faça uma para o seu gatinho(a)! Tenho certeza que ele(a) vai amar!

<3

50 comentários Comentar

  1. Aaaanhããããoooo… que gracinhaaaa! Uma das minhas gatinhas é muito fascinada por água! Ela iria amaaar um trem desse! Vou procurar bombinha dessa por aqui por Brasília!! :)

    ;*

    Responder
    1. Ela com certeza vai amar, Bianca!!!
      Certeza que vc acha fácil essa bombinha aí em Brasília :)
      Beijão <3

      Responder
  2. Gateiros adorarão!! :D <3
    Minhas felinas são esquisitas, não são muito fãs de água corrente. Masssss como eu gostei demais dessa solução que você deu em termos de design, ficou linda sério, vou tentar depois te mando fotos! :D <3

    Responder
    1. Nossa, que coisa suas gatinhas não curtirem água corrente…
      Mas faça sim, Anna! Quem sabe assim elas se interessam e passam a beber mais água!
      Fiquei muito feliz em saber que você aprovou o design! Foi criação conjunta, minha e do namorado! Hahaha!
      Mande as fotos sim, vou adorar ver a sua fontezinha!
      Beijão <3

      Responder
      1. Silvana dos santos oliveira

        Eu fiz com um baldinho, minhas criancas amaram❤❤❤

        Responder
  3. Alice, tô louca pra fazer uma fonte pra minha gata e tive a sorte de descobrir teu blog e esse post! :) Adorei a maneira que você fez, sem precisar de uma torneira ou coisa do tipo, muito mais fácil. Resolvi indicar esse link lá no meu blog pra ser útil pra mais gente! Obrigada <3

    Responder
    1. Que legal, Joana! Fico feliz em saber que o post foi útil pra você e que sua gatinha vai ganhar uma fonte!
      É bem fácil de fazer mesmo :)
      Obrigada por compartilhar no seu blog!
      Beijos <3

      Responder
  4. elisete

    Achei sua idéia maravilhosa. Vou tentar fazer pro gatinho. Acho que ele vai amar.

    Responder
    1. Obrigada Elisete! Tenho certeza que seu gatinho vai amar <3

      Responder
  5. Naná

    Aplausos pra tua ideia! Que genial! Estou há horas procurando uma fonte fácil de fazer em casa, mas que tenha um visual compacto e bonito, onde a água acumulada não fique “exposta” para que o gato não pise dentro. E encontrei a tua! Vamos fabricar na próxima semana e volto pra dar um feedback. ;D

    Responder
    1. Muito obrigada, Naná! Fico feliz que tenha gostado! A fontezinha funciona direitinho e meus gatos adoram. A primeira coisa que a Amélie faz quando acorda é ver se a fonte está ligada e se não estiver, fica pedindo água. Espero que dê certo! Aguardo notícias :)
      Beijos <3

      Responder
  6. Adorei o tutorial e a fonte ficou bem legal! Obrigada por postar!

    Responder
    1. Obrigada Taís, que bom que gostou!!!

      Responder
  7. Maria Latarullo

    Este bebedouro achei uma idéia genial, muito criativo, eu tenho um que fiz com um pote de sorvete, mas estou querendo fazer outro diferente, este com o pote de barro é melhor do que o plástico, a água vai ficar mais fresquinha. O pote de barro é fácil de encontrar? Obrigada.

    Responder
    1. Alice

      Oi Maria! Meus gatos adoram esse bebedouro e realmente, o pote de barro mantém a água mais fresca. Eu comprei ele numa loja de agropecuária, mas acho que em petshop você também pode encontrar. Beijos <3

      Responder
  8. Maria neuza

    Ola, parabéns pela sua idéia, fiz um igual meu gato ficou internado por conta de pedra nos rins aí a veterinária sugeriu colocar uma fonte ou comprar um bebedouro pra estimular ele a beber mas água, e ele gostou muito do bebedouro, obrigado por ter postado sua idéia, assim como me ajudou tenho certeza que irá ajudar a muitos q amam essas bolinhas de pelo

    Responder
    1. Alice

      Você não sabe como fico feliz em saber que pude ajudar, Maria Neuza! É muito gratificante ler comentários como o seu, muito obrigada pelo carinho!
      Só quem tem gatos sabe o quanto o amor por essas bolinhas de pelo é infinito e que sempre buscamos fazer o melhor para mantê-los saudáveis e felizes!
      Espero que seu gatinho esteja melhor :)

      Beijos <3

      Responder
  9. Marina

    OIEEE NOssa que Linda sua ideia Parabens … e deu para perceber que seu frajola ( lindao) adorou ate deitou ao lado para brincar rsrsrs acabei de ver e me apaixonei , e estou a horas vendo isso kkkk minha gata fica miando para abrir a torneira, o pior é qdo abro e esqueço de fechar … SO TEMOS A LHE AGRADECER pelo compartilhamento MUUITO obrigadaa .. vou fazer sim …. e tenho certeza que sera um sucesso
    beijosss

    Responder
    1. Alice

      Oi Marina!!! Ai, que bom que gostou! A fonte funciona até hoje e meus gatos amam, é sucesso garantido!
      Faça sim pra sua gatinha, ela vai te agradecer, rsrsrs!
      Beijos <3

      Responder
  10. Rosana

    Bom dia. Tenho 5 gatas castradas e vou fazer hoje ainda pois morro de medo delas ficarem doentes com poblemas urinários. Na hora que amanhecer vou comprar os materiais. Eu ia fazer uma grandona com pedras e plantas mas ia ficar caro e a água exposta não seria bom pois minhas gatas são atentadas. Obrigado por compartilhar com a gente tá.

    Responder
    1. Alice

      Suas gatinhas vão gostar, Rosana! Depois me conta se deu certo :)
      Um beijo <3

      Responder
  11. Taty Mota

    Oi!

    Meu gatinho gosta de escalar o balde para beber água..rsrsr Costumo deixar o balde sempre cheio para que ele possa se sentir à vontade para beber sua aguinha… amei esse bebedouro, vou tentar fazer… quem sabe ele se anima e abandona o balde?

    Responder
    1. Alice

      Espero que ele goste, Taty! Mas quando os gatos têm certas manias, dificilmente abandonam, eles são teimosos rsrs!
      O mais importante é ele estar bebendo a água do balde! Se a fontezinha ajudar, melhor ainda!
      Um beijo :)

      Responder
  12. Lílian Fernandes

    Olá Alice!

    Procurando sobre fonte para gatos achei seu blog…meu esposo fez uma fontinha dessa para meu gato mas tenho notado que a água fica morna…isso acontece com a sua???

    Responder
    1. Alice

      Não reparei Lilian, mas acho que não, pois fizemos essa fonte há dois anos e ela ainda funciona. Os gatos bebem água normalmente.
      Espero que resolva esse detalhe!
      Um beijo

      Responder
  13. Alessandra

    Obrigada por compartilhar essa ideia incrível! Fiz para minha gatinha e ela amou! Tive que fazer ajustes de acordo com o que eu consegui encontrar de potes. Mas deu certo! Pena eu não conseguir enviar foto! Obrigada!!!

    Responder
  14. Márcia Esther Imenes

    AMEI!!!!! Tenho muita preocupação com problemas renais em gatos, já tenho 2 fontes em casa mas, farei mais essa! Muiiiito obrigada!!! Ah, compartilhei no meu Facebook. SUCESSOOOOOOO

    Responder
  15. caim de carvalho francisco

    adorei a ideia!! vou fazer um desses para minha turminha de felinos (são 8 no total) rsrsrs tenho certeza que eles vão adorar, pois vivem subindo no lavatorio do banheiro para aproveitar dos pinguinhos que ficam caindo! depois mando foto!
    Abraços!!!

    Responder
  16. Nossa Maravilhosa essa ideia de fazer fonte para gatos, os bichanos adoram ,eu não sabia que eles não gostavam de água em recipientes de água parada somente em água corrente,depois que fiz a minha fonte ,agora meu gatinho só toma na fonte

    Responder
  17. jair rozendo da ilva

    amei,vou fazer uma para os meu gatinhos

    Responder
  18. Rita Lopes

    Adorei. Muito fácil de fazer e eficiente. Tenho várias fontes. Compradas e feitas por mim . Gatos precisam tomar mais água porque são animais que vieram do deserto e não tinham esse hábito. Sempre acrescento um pouco de água no sachê e no patê para consumirem mais líquido.

    Responder
  19. Genial!

    Responder
  20. Simone Lau

    Oi Alice,
    Que ideia genial, já vinha pensando em bolar uma fonte pro meu gato, mas me baseava por aquelas de pedras com a água caindo feito cascata . Mas a sua é muito prática e simples. Eu amei.
    Vou compartilhar com meus amigos que amam gatos.
    Bjs e obrigada

    Responder
  21. angela

    Obrigada menina linda. sua ideia é simples e genial. meus gatinhos vão adorar.

    Responder
  22. Márcia lorenzatto

    Amei ,genial vou fazer para meus gatinhos eles adoram beber água na torneira

    Responder
  23. Joyce Libutti Mendes

    Simplesmente genial! Vou fazer um desses! Obrigada!

    Responder
  24. Natália

    Nossa!!! Estava procurando formas de enriquecer o ambiente, já que mudei de casa recentemente e meu gato não gostou nada nada daqui. Ele entrou em depressão por conta da mudança e só bebe água na mamadeira e come comigo. A fonte deu uma senhora animada nele…. Agora estou ensinando ele a beber a água e não tomar banho…. kkkkk Valeu pela dica…. Dar água na mamadeira de 2/2hs tava ficando difícil….

    Responder
  25. Carla

    Muito bacana! Adorei! Sem falar que uma fontezinha desta é bem carinha! Rssss! Parabéns !!! Os gatinhos também agradecem!

    Responder
  26. Joyce Libutti Mendes

    Esse é um dos modelinhos que mais gostei. Acho que meus gatinhos vão gostar, porque dá para lamber a tigelinha onde cai água, que um dos gatinhos gosta muito, e o outro vai adorar a torneirinha. Obrigada

    Responder
  27. Valéria Moretto

    Ameeeei, vou procurar essa bombinha amanhã mesmo e um comedouro que se encaixe no bebedouro de barro que já tenho. Meus gatinhos vão amar, principalmente o mais velho que ama uma torneira. Obrigada por compartilhar conosco.

    Responder
  28. Que fofinhoooo! Amei <3
    Será que eu consigo fazer?
    Sou meio desajeitada com coisas manuais, rs.
    Mas do jeito que a Linda é, é capaz de ficar brincando com a água ao invés de beber kkkk.
    Amei a matéria.

    Responder
  29. Neide

    Amei sua ideia!!!
    Hoje mesmo estava comentando com minha filha e genro de fazer uma fonte de água pra nossa querida Kiara, que ama beber água na torneira da pia rsrsrsr. Pq as comerciais são caras. Já sua idéia é simples e funcional. Parabéns!

    Responder
  30. Josefa

    Amei, vou fazer p meus amores, tenho um parece demais com o seu.

    Responder
  31. Gerson

    Fiz pros meus gatos também com bomba de aquário vasilha de plástico de 3 litros e cano de pvc. Eles adoraram!!!

    Responder
  32. Sirlene

    Amei a fonte, ficou muito legal,parabéns. Há e seus gatinhos são lindos❤❤❤

    Responder
  33. clarice

    Muito bom! Meu marido fez uma, mas não ficou mto bonitinha. Vou tentar incrementar assim. Ah, uma dica.. meu marido ligou a tomada da bombinha num sensor de presença (desses simples, de prédio). Assim a bomba só funciona quando os gatinhos estão por perto, ligando e desligando automaticamente!!

    Responder
  34. Flávia Santana

    Nossa, que legal!!! Vou fazer com certeza. Sempre pela manhã vejo marcas de patinhas na pia do banheiro, acho que alguém anda precisando de uma dessas fontes kkkkkk.

    Responder
  35. Vânia Exaltacao

    Tenho 17 gatos e 3 cães
    Tenho um bebedouro grande e 10 potes de água pela casa toda
    Eles bebem muita água ,todos os dias eu acrescento mais água no bebedouro, é o lugar que mais gostam de beber
    Meus bichinhos são todos adotados
    Mas tento dar uma vida digna , com conforto a todos
    Tenho umas 15 caminhas

    Responder
  36. Catia Adriani Cantelli

    Essa idéia é maravilhosa pois ganhei uma gata de uma paciente e ela como ela é uma cruza de persa com savannah e herdou quase tudo dos savannahs só bebe água corrente. Essa fonte salvou o meu dia.

    Responder
  37. Luciane Mendonça

    Eu não tenho gatos, mas minhas salsichinhas pensam que são gatos, só gostam água corrente, obrigada pela dica!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *